Amamentação com leite materno previne obesidade

Ao não amamentarem os seus filhos as mães podem estar contribuindo para que eles sejam pessoas obesas.

A importância do aleitamento materno já é amplamente conhecida devido aos benefícios que a amamentação traz para o bebê e para a sua mãe. Recentemente um relatório internacional provou mais uma vez o valor da amamentação. Ele revelou uma ligação entre pessoas obesas e a falta do leite materno nos 6 primeiros meses de vida.

No relatório foram avaliados cerca de 90 estudos feitos em vários países. Todos eles apontavam uma ligação entre a obesidade infantil e o aleitamento. Segundo a pesquisa, as crianças que tiveram acesso ao leite materno durante os primeiros meses de vida possuíam um menor risco de ficarem acima do peso.

Estudos realizados com ratos corroboram a descoberta, pois ao serem privados de alimento na infância os animais se tornavam obesos ao terem abundancia de alimento na fase adulta.

Desde o ano de 1975 até 2003 houve um aumento de 255% de casos de obesidade mórbida no Brasil. Considerando que o excesso de peso é um problema que vem crescendo em todo mundo, esse é mais um motivo para que as mães de recém-nascidos amamentem seus filhos por pelo menos 6 meses.

Fonte: Banco de Saúde

Deixe um comentário