Maconha aumenta o risco de infarto e derrame

Usuários de maconha estão sobre sério risco para doenças cardiovasculares.

Fumar maconha resulta em alterações na corrente sanguínea que podem colocar usuários crônicos em risco de desenvolver sérios problemas cardiovasculares, tais como infarto e derrame cerebral.

De acordo com uma pesquisa publicada em maio de 2008 no jornal Molecular Psychiatry, a substância ativa da maconha, o THC, leva o organismo a produzir de forma exagerada uma proteína chamada ApoC-111, que está ligada a altos níveis de triglicerídeos no sangue.

Os triglicerídeos, assim como o colesterol são tipos de gorduras que circulam na corrente sanguínea. Níveis elevados destas gorduras causam o entupimento e a inflamação dos vasos sanguíneos em um processo conhecido como [arteriosclerose].

Sabe-se que as drogas ilícitas, como a maconha, cocaina, crack e lsd são um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo que a maconha é a droga mais utilizada.

Muitos estudos já foram produzidos mostrando os malefícios do cigarro e do álcool. No entanto esta pesquisa mostra que a maconha, além de provocar prejuízos cognitivos, estende seus danos aos vasos sanguíneos do coração e do cérebro.

Na pesquisa, o medico e cientista Jean Lud Cadet e sua equipe no Instituto Nacional de Pesquisas Biomédicas em Baltimore, EUA, analizaram amostras de sangue de 18 usuários regulares de maconha e comparam com 24 não usuários. Eles descobriram que o grupo de usuários crônicos tinha níveis significativamente mais elevados de ApoC-111.

A conclusão dos pesquisadores foi que a maconha, em especial o THC, seu princípio ativo tem um papel significativo nos problemas cardíacos e cerebrais observados no usuários crônicos de maconha.

Referências:
Jayanthi, S. Heavy marijuana users show increased serum apolipoprotein C-III levels: evidence from proteomic analyses. Molecular Psychiatry, published online May 13, 2008.

About these ads

24 Respostas

  1. Isso é papo de quem lucra de alguma forma com a proibição.. qualquer laboratório vai preferir vender seu medicamento sem concorrência. E quantos medicamentos por aí não produzem efeitos colaterais terríveis?
    Depois de várias pesquisas, sim tb posso pesquisar e dizer o que acho.. pq não? Queria saber qual medicamento legal, seguro e barato seria eficaz contra os efeitos de um coquetel anti AIDS por exemplo???
    Não estamos mais em 1930.. qualquer um pode saber os verdadeiros motivos da proibição da maconha, que perduram até hj…vão ver que não foi pelo “bem estar” do povo, se fosse a bebida e o tabaco continuariam ilegais.

  2. Não sei se é papo velho, eu pensava como vc até ter problemas com isso… eu fumava cerca de 3 baseados de prensado por dia, fumei essa quantia por mais ou menos 3 mêses,então eu começei a sentir minha prassão aumentar e pontadas nas veias(pricipalmente no peito, pescoço e cabeça), mas não parei. E uma manhã qualquer tiver um ataque cardiaco aqui em casa.
    depois disso fiquei muito assustado e cortei o consumo, continuei tendo meus sintomas durante uma semana e meia mais ou menos, até que eles sumiram.
    Hoje em dia quando eu caio na tentação de fumar um baseado eu volto a sentir os sintomas por mais uns 2 dias.

    • eu tmb tive os mesmos problemas que o meu amigo ai de cima e fiquei um mes sem fumar e hoje fui fumar e deu os mesmos sintomas e me decidi a nunca mais fumar…eu fumei hoje de teimoso que eu sou… já estudei muito sobre o assunto e já li materias conscistentes sobre o msm e mesmo assim fumei e deu a maior m…..aki agora to cheio de medo tomara que não de nada maconha nunca mais….

    • VELHOO EU TO SENTINDO A MESMA COISA FOI POR ISSO Q COMECEII A PESQUISA SOBRE O ASSUNTO EU FUMO 2 BASEADO POR DIA ISSO JAH TEM UM MÉS E A MAIS O MENOS 3 DIAS EU TO SENTINDO UM APERTO NO LADO ESQUERDO DO PEITO PONTADAS DE LEVE NA CABECA E UMA DOR Q SE ESTENDE NO BRAÇO ESQUERDOO TO COM MUITO MEDO EM DECORENCIA DISSO EU SECEI A MACONHA …ESPERO Q EU NAUM TENHA UM ATAQUE CARDIACOO POIS E MORTE NA CERTA ‘ .. MAIS OBRIGADO ME AJUDOU MUITO ‘ .. MACONHA NUNCA MAIS ‘

    • Eu fumo a 5anos e de um tempo para ca fumava todos os dias varias vezes,e ontem tive um ataque cardiaco,a piior sensaçao da minha vida,liguei para mina namorada dizendo q ia morrer que nao aquentava,caralho foi a pior sensaçao do mundo,realmente encontrei a morte,sou sincero n sei se vou parar de vez,vou da um tempo ai*ma semana,para ver se acontec novamente,mas o medo e grande,

    • To sentindo o mesmo problema,adoro fumar aconha mas ta cada vez mais dificil esses dias meu pai teve que levar no hospital,passei bem mal mesmo ainda não parei mas acendo o baseado e do uns 2 ou 3 pegas e ele cehga durar uma semana,mas mesmo assim nos 2 ou 3 pegas fico meio ruim e se eu prensar bem cheo a passar mal e fico alguns dias com essa dor no peito ate achei que poderia ser psologico…;/

  3. EU TIVE UM AVC EU TENHO32 ANOS E AGORA EU ESTOU BEBO O CHA NA MACONHAE BOM OU NAO..

  4. Nem ligo se faz mal ou não…quem quiser usar pode usar, não sou eu que vou morrer e nem vou ter cancer! Então que se dane a pessoa que fuma maconha…

  5. Fumei maconha nos ultimos 8 anos todos os dias, tenho 26 anos e de 1 ano pra k fui fumar e tive um takicardiaco mto forte e comecei a me cuidar e fui aos medicos e depois de um mes tomando remedio pra controlar a pressao alta qu e mesmo eu ter parado de fuamr fikei tendo pressao alta, qdo pensei q tava bom fui fumar 1 um mes depois e tive um takicardiaca pior do q o primeiro!
    Hj faz 6 meses que nunca mais fumei maconha coisa que eu amava!
    só fumava do verde!!
    E ainda sinto vontade de fumar até sonho com isso varias noites, mas prefiro e tenho mais vontade de viver e tar vivo do que fuma um do verde!!
    è mto dificil parar de fumar, eu tive tdas as oportunidades na vida pra parar e nao parei! esperei fikar doente pra poder parar!
    Hj como disse faz 6 meses que nao fumo mais e to fazendo um tratamento com atenolol pra controlar a pressao arterial e fluxotina!
    O negocio pego memo pro meu lado! mas eu era maconhero Marianoo dos pesados mesmo!!!
    As vezes agente inventa mil desculpas pra falar que a maconha nao faz mal mas no fundo faz mto mal!!
    Qdo tive esse problema cardiaco, preferia tar serm um braço ou uma perna do q sentir pressao alta ou coraçao disparando!! Horrivel!!!
    E no fundo fumar 1 ja era meu estilo de vida a mto tempo!! adorava mesmo!! Um prazer imenso fuma um do verde!!!
    Mas fazer oque prefiro viver do que continuar fumando e morrer!
    E fora que eu tava fumando tive pressao alta e takicardiaca!
    depois que parei de fumar continuei tendo!
    foi grave , só agora to começando a melhorar!
    ja passei em diversos cardiologistas e medicos ai!
    acho que talvez quem fume 1 por dia nao faça tanto mal!
    mas quem fuma pelo menos uns 3 por dia q nem eu e é maconhero pesado mesmo um dia a casa cai!!
    Estar com Deus e estar na luz é tar sobrio!
    as vezes pensamos que estamos na luz e bem pq nao fumamos cigarro e nem bebemos alcoo mas agente ta mto longe de tar com Deus fumando desse jeito maconha!!
    Se livrem enquanto é tempo!!
    pois c nao a disciplina vem da pior forma depois!!
    abraço a tdos

    • Ola pessoal meu nome e gabriel.
      tenho 15 anos,

      Comecando o assunto eu ja fumei maconha, mais nuca viciei eu se drogava de vez em quando, mais vi que a reaçao da maconha nao e boa, nao aconsselho a fumar maconha, por um lado e bom e por o outro e ruim, o lado bom e que vc fuma com amigos curtem mais alguma coisinha brinca ve quem nao pangua, esse e o lado bom.
      O lado ruim vem ai a reacao, fumar sozinho e a pior coisa e nao tem com quem se divertir, quando vc fuma sozinha causa uma reacao de desespeiro, entao vc fica nervozo e fica nervozo e vem a doenca, quais doencas?…
      (Cancer/Ataque cardiaco/Dores no pescoso e na cabessa.)
      Devem ter muito mais doencas que essas mais sitei as que eu sei, nao vo continuar escrevendo porq eu to canssado…
      Eu nao aconsselho a fumar, nao que vc nao e pra fumar, fumar vc pode nao com exageiro..
      Tente se cuidar se alimentar bem, vlw O.o

    • Nossa fikei impressionada fumo uns 5 baseado por dia muito estres já bate aquela vontade de ficar brisada mas tbm sinto dores e não consigo para um verde meu calmante sem fumar sinto que vou ficar loucaa depois quando fumo fico de boa fasso tudo com maior prazer como fasso pra parar????

    • vdd manu, não deu mais eu e hj fiquei hipertensivo!!! se eu pudesse voltar no tempo nunca teria fumado

  6. eu tenho 17 anos e fumei uns 2 beck na vida só que no segundo que eu fumei fiquei com medo de dar infarte pois meu corção tava acelerado só queria saber se isso é normal do coração acelerar

  7. meu irmão o problema é a porra dessa maconha prensada, eu comecei sentir os mesmos sintomas. fumo des dos 16 e hoje tenho 36
    garanto q qd era só a solta eu nunca senti nada, já faz alguns anos q fumo maconha prensada e por causa dela vou parar.

  8. Pessoal, tenho 34 anos e tive um infarto a 2 meses atras…eu fumava maconha desde meus 17 anos , parei por 3 anos porque nessa época me dava taquircardia e cheguei a ficar com síndrome do pânico que automaticamente subia minha pressão. Depois de 3 anos sem fumar cigarro e nem maconha, eu tinha zerado desses sintomas que citei e acabei voltando a dar uns peguinhas de leve e quando fui ver ja estava fumando de novo todos os dias, fumava meio baseado por dia, mas fumava todos os dias… Além disso eu fumava uns 15 cigarros por dia e trabalhava que nem um fdp me extressando demais. A uns 3 meses atras comecei a sentir uma leve dor no peito mas não botei muita fé que poderia ser algo sério e continuei fumando normalmente. Foi quando um dia acordei e tive que correr pro hospital por conta de uma dor insuportável no peito, conclusão : infarto e tive que fazer uma angioplastia (colocar um stenti na artéria que estava obstruída ) . Hoje não fumo mais nada e mudei totalmente meus hábitos alimentares , além de exercícios físicos que tenho feito para sair do sedentarismo que eu estava. Eu nunca acreditei que isso aconteceria comigo e digo mais, eu adorava fumar maconha e também achava que não fazia muito mal, mas pode ter certeza que se fizesse bem não chamaria DROGA. Acorda pessoal, vamos sair da ilusão e aceitar e mudar a realidade na lucidez . Abss

  9. Famu fumar gente..melhor que morrer nun assalto ou acidente de carro

  10. eai galera tenho 30 anos fumo maconha desde os14 fumei 12 anos sem parar um dia se quer tinha facil acesso a ela fumava ouns 8 a10 baseados por dia ja naum sabia mas o que era lombra nem o que era real e tudo isso regado a mto alccool e cigaro depois fui pro crk depois passei pra cocaina…resultado to d repouso intenso no meu quarto infarto..comecei brincando d fumar e depois e depois ja me achava o mestre do assunto o cara o louko…hoje agradeço a ultima oportunidade q DEUS me deu…ai galera que nunca provou nem quera foi assim que consgui distruir minha vida, é tao bom estar lucido ora poder falar conversar dialogar enaum so viajar..e pra quem continua cuidado pra naum ser sua ultima viagen….fika a dica. “me tratando em quanto é tempo..ha e obrigado senhor pela chace AMEM.

  11. Eu fumo maconha todos os dias adoro gosto mais do que lazanha mas eu estou com a cara inchada a sera porque maconha da inchaço pressão alta pancreatrite eu tenho essas coisas

  12. PORRA QUANTA GENTE!

    SERA QUE NÃO ESTÃO DISTRIBUINDO UMA MACONHA QUE REALMENTE FAZ MAL PRO CORAÇÃO NÃO?

    OU A PLANTA MESMO CAUSA ISSO DEPOIS DE UM CERTO TEMPO?

    FUMEI OITO ANOS E NUM BELO DIA FUMEI E QUASE TIVE UM INFARTO! E VARIOS SINTOMAS JUNTO ANTES E DEPOIS HOJE EM DIA PAROU JA

    MAS ENFIM, ACHO QUE ESSA PORRA MATA MESMO COMO DISSE MEU PAI UMA VEZ E OQUE TEM DE PAGINAS E USUARIOS POR AI FALANDO QUE FAZ BEM ATROPELA A VERDADEIRA INFORMAÇÃO ABRE O OLHO GALERA VIDA É UMA SÓ

  13. eu fumava maconha a varios anos uma noite senti uma dor como essas depois de algumas horas passou no ano novo a tarde ñ tinha fumado umas 5 fa tarde sentir essa dor de novo e mais forte e fui para p pronto socorro chegando la era infarte medio parei de fumar desde o ano novo desde ano em junho descobri que estou com o coraçao enchado.faz 9 meses que ñ fumo mais sinto falta alguem pode me ajudar sera que posso voltar a fumar?minha pressao é 11/07 batimentos por minutos 89.agradeço ha quem puder me ajudar,um abraços

  14. oi gente sempre gostei de ” fumar gren mas nao era todos os dias esse ano faz um ano q fumo todos os dias comecei tbm a sentir dores na nuca no peito nauseas minha pressao fica baixa depois fica alta gostaria de parar mais nao sei como…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: