Qualidade de vida e motivação no trabalho: O segredo da Fedex

A FEDEX está entre as empresas mais lucrativas do mundo, e também entre as maiores investidoras em promoção de saúde e qualidade de vida de seus funcionários. Veja abaixo um exemplo do que um bom sistema organizacional de trabalho, associado a uma ótima qualidade de vida de seus trabalhadores é capaz de oferecer para a empresa e seus clientes:

Relato de caso da Fedex: Um funcionário motivado vale por 1000!

A missão de um motorista de caminhão da Fedex não é apenas entregar as encomendas. É assegurar que tais encomendas cheguem aos seus destinatários em perfeitas condições e no prazo correto.

Estes motoristas têm em mente que não se tratam apenas de simples pacotes, trata-se de um material cirúrgico que poderá salvar a vida de alguém, ou de um contrato que poderá fechar ou desfazer um negócio, uma carta de amor para refazer um matrimônio desfeito, em fim, algo muito importante.

O cenário é o Noroeste do Canadá, um dia normal de novembro, inverno com temperaturas abaixo de zero e uma entrega a ser feita. Apenas uma.

O motorista da Fedex seguia sozinho em seu caminho, rumo ao ponto final de entrega. Já estava tão longe das grandes cidades que nem sinal de celular pegava mais.

Na metade do trajeto, perto da fronteira com o Alaska, uma barreira de neve havia desmoronado da montanha e obstruído a única via de acesso ao seu destino final. Mas o funcionário lembrou que há 50km atrás havia um heliporto. Virou seu caminhão, foi ao heliporto, e com seu cartão de crédito (lá nos EUA os limites de crédito são bem maiores) pagou o frete ida e volta de helicóptero para entregar sua encomenda a tempo, sem entrar em contato com a sede da Fedex. Na época gastou 5.000 dólares de seu limite de crédito. A entrega foi feita a tempo e o cliente ficou satisfeito.

Muitos colegas de outras empresas e até mesmo familiares ficaram admirados com a coragem do motorista. Muitos achavam que ele poderia ser demitido ou que não pudesse reaver o dinheiro gasto. Mas o motorista disse que não tinha nada a ver com coragem. Afirmou que só passou seu cartão de crédito porque tinha CERTEZA que sua empresa iria fazer seu ressarcimento, pois tinha plena convicção de sua missão e do que lhe é esperado, bem como dos valores de sua corporação.

Dito e feito. O fiel motorista teve seu cartão coberto pela Fedex e ainda ganhou a Medalha Púrpura, a maior premiação da Fedex, como forma de reconhecimento e agradecimento por seus esforços e dedicação.

Um ambiente propício para motivação e engajamento de seus funcionários deve conter os principais elementos desta história como suporte, valores a serem seguidos. Analisem e comentem estes fatores. Creio que teremos uma boa discussão.

About these ads

3 Respostas

  1. ola,eu gostaria de um apoio na construçao de um projeto ficticio sobre motivaçao em equipe ,o que eu posso estar colocando como desafio para que a equipe pense junto, eu curso educaçao fisica e por isso peço esta força. desde ja obrigada.estou no 4ºperiodo.

    • Ilda…. pfvor me add no msn ou me mande um e-mail q te passo o contato de um dos melhore profissionais da area….

      ele simplesmente revolucionou o ‘team work’de minha empresa…. agora, somos um corpo unico que busca um objetivo comum…..

      um grande abraco e feliz ano novo… e epero q nao seja muito tarde p a dica….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: